quinta-feira, 25 de abril de 2013

Bem-vindos!

Seja bem-vindo ao blogue Widgets, criado por um grupo de professores participantes no projeto iTEC (Designing the future classroom), com vista a experimentarem e demonstrarem algumas das possibilidades de aplicação das Widgets em contexto educativo.

As Widgets são pequenas aplicações que se incorporam nas páginas Web, blogs, ambientes de trabalho dos computadores pessoais, quadros interativos ou dispositivos móveis (smartphones, iPads e tablet) e que funcionam de forma independente nesses ambientes. São exemplos comuns, os aplicativos de previsão do tempo, blocos de notas ou as calculadoras. No projeto iTEC um Widget é uma aplicação que exibe um recurso que potencialmente pode contribuir para a aprendizagem (por exemplo, uma animação em Flash).

O Team Up é um exemplo de um Widget iTEC que permite, neste caso, a formação de equipas para a realização de trabalho de grupo.

Existem outros Widgets que permitem a colaboração entre alunos e pesquisa de recursos em repositórios, como por exemplo o Learning Resource Exchange (LRE).

O Widget «LRE Portuguese Travel Well» funciona como um repositório de Widgets educacionais que podem ser utilizadas por alunos e por professores.

Este Widget permite efetuar pesquisas, através de uma interface simplificada, de um conjunto de mais de 5000 recursos que foram previamente classificados com a categoria de “bons viajantes”, ou Travel Well (TW) - ver mais em http://eqnet.dge.mec.pt/files/2012/11/brochura_travellwell_pt.pdf

É âmbito do Projeto iTEC enriquecer o repositório de Widgets educacionais proporcionando uma boa fonte de recursos destes aplicativos que são fáceis de instalar e requerem conhecimentos técnicos que estarão ao alcance dos professores.





Sem comentários:

Enviar um comentário